Sopros do coraçao

Thursday, February 16, 2006

Amigo Vinho


Oiça lá ó senhor vinho,
vai responder-me, mas com franqueza:
porque é que tira toda a firmeza
a quem encontra no seu caminho?

Lá por beber um copinho a mais
até pessoas pacatas,
amigo vinho, em desalinho
vossa mercê faz andar de gatas!

É mau procedimento
e há intenção naquilo que faz.
Entra-se em desequilíbrio,
não há equilíbrio que seja capaz

As leis da Física falham
e a vertical de qualquer lugar
oscila sem se deter
e deixa de ser perpendicular.

"Eu já fui", responde o vinho,
"A folha solta a bailar ao vento,
fui raio de sol no firmamento
que trouxe à uva, doce carinho.

Ainda guardo o calor do sol
e assim eu até dou vida,
aumento o valor seja de quem for
na boa conta, peso e medida.

E só faço mal a quem
me julga ninguém
e faz pouco de mim.
Quem me trata como água
é ofensa, pago-a!
Eu cá sou assim."

Vossa mercê tem razão
e é ingratidão
falar mal do vinho.
E a provar o que digo
vamos, meu amigo,
a mais um copinho!

"Eu já fui", responde o vinho,
"A folha solta a bailar ao vento,
fui raio de sol no firmamento
que trouxe à uva, doce carinho.

Ainda guardo o calor do sol
e assim eu até dou vida,
aumento o valor seja de quem for
na boa conta, peso e medida.

E só faço mal a quem
me julga ninguém
e faz pouco de mim.
Quem me trata como água
é ofensa, pago-a!
Eu cá sou assim."

Vossa mercê tem razão
e é ingratidão
falar mal do vinho.
E a provar o que digo
vamos, meu amigo,
a mais um copinho!


Um post deveras interessante hoje porque ando a precisar urgentemente de ter uma conversa bem séria com o amigo vinho:)

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Nao sou muito amigo do vinho, muito menos tinto. Nao quero ser um dracula bébé LOL. Sou mais virado para a Dona Cerveja, a loura mais bonita do planeta.

Road To Evora 2006
------------------

on the way...

bjinho

PS: devia de dar autoria do poema tao bonito do tintol

11:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ai ai, o k o vinho faz, o k o vinho faz ao pobre do rapaz!!!! loollllll..... nem kero ver sábado...!
RAAAUuuuulllllllll***
loll****

11:22 AM  
Blogger Conchita said...

Eu gosto d um bom vinho tinto...este jarro que aparece n foto foi d jantar d sabado d Golegã...nem era la mt bom..mas bebeu-se...Eu tb nao keru mais dráculas bebés,SIM??tu és virado p loura mais bonita d planeta...p veres s tb fikas td jeitoso,loiro e cabelos compridos...hihihi...deixa deixa...has-d cantar esta m+usica até que doa a voz...em Evora:)*

Um grande lapso...isto nao é um poema é um fado da Mariza que se xama "Oiça lá ó senhor vinho"

11:23 AM  
Blogger Tana said...

Mas antes de ser da Mariza,ja a nossa Amalia Rodrigues a cantava..tao alegremente! :) é dos meus fados preferidos...se virmos bem cada verso..é tudo verdade ;) ihihhi
viva ao vinho...vinha a quem comenta,e viva as amorinhas :P
beijosss

12:21 PM  
Blogger Conchita said...

O vinho é o melhor...seja ele kual for:)e é cm diz o Zé diogo..o k o vinho fax ao rapaz:)sabado vai tudo xamar o RAuuuuuullll:)*e eu vo ser um dracula bebe:)

12:39 PM  

Post a Comment

<< Home